14 jan 22
Indígena xavante é primeira criança vacinada contra a Covid-19 no país
Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil, em cerimônia simbólica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Natural de uma aldeia no Mato Grosso, Davi reside em Piracicaba em função de um tratamento de saúde que realiza no Instituto da Criança. Seu pai, o cacique xavante Jurandir Siridiwe, participou de forma remota da solenidade. “Agradeço muito essa compreensão, essa visibilidade, esse diálogo. Que os indígenas tomem vacina”, disse.
Em dezembro, a Agência Nacional de Vigilância de Saúde (Anvisa) autorizou o imunizante da Pfizer para aplicação em crianças de 5 a 11 anos no país. Segundo o Instituto Butantan, em janeiro de 2022, o Brasil soma 1.449 mortes de meninos e meninas até 11 anos em decorrência da Covid-19 e mais de 2.400 casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à doença. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também se pronunciou a favor da vacina. “A vacinação desse público é estratégia importante para reduzir o número de mortes por conta da Covid-19 nessa faixa etária no Brasil, cujos indicadores são mais expressivos do que em outras nações”, diz nota.
Mantendo a mesma postura negacionista adotada desde o início da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro minimizou a mortalidade infantil pela doença e declarou que a vacinação infantil contra a Covid-19 não será obrigatória.
13 jan 22
Onda de calor extremo atinge Sul do Brasil e causa perda de 45 bilhões ao agronegócio
14 jan 22
Bolsonaro assina decreto que libera construções em cavernas e grutas do país