6 jun 22
Jornalista inglês e indigenista desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia
O indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e o jornalista britânico Dom Phillips desapareceram no último final de semana no trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael até Atalaia do Norte, no Vale do Javari, na Amazônia, fronteira com o Peru. Segundo informações da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), que mantinha contato com a dupla, Bruno é alvo constante de ameaças por parte de madeireiros, garimpeiros e pescadores da região.
Segundo apuração do Amazônia Real, Bruno e Dom foram vítimas de uma emboscada. Uma fonte indígena ouvida pelo portal relata que “por volta das 4 horas do domingo (5), o indigenista e o jornalista avisaram que iriam conversar com o ribeirinho “Churrasco”, presidente da comunidade São Rafael. Dias antes, eles já haviam cruzado com um outro grupo em uma embarcação de 60 HP, motor considerado incomum para navegar em cursos d’água (furos e igarapés) mais estreitos. Este grupo que cruzou com os indígenas fez questão de mostrar que estava armado e fez intimidações.”, diz a matéria.
A notícia mobilizou diversas organizações indígenas e ambientalistas, que chamaram a atenção para o contexto vulnerável da região e pediram celeridade nas buscas. Informes da região apontam que o governo demorou em tomar ação e mandou equipes insuficientes, negando até o apoio de um helicóptero. O Exército, em nota, disse ter os meios mas “aguardava uma ordem do escalão superior”. As buscas têm sido feitas, em grande medida, por indígenas e pela Univaja.
Fontes2 jun 22
Amazônia bate recorde de incêndios; queimadas aumentam 35% no Cerrado
17 jun 22
Corpos de jornalista inglês e indigenista são encontrados pelas equipes de busca