3 out 22
Eleições 2022: Congresso segue ruralista, mas resistência aumenta na Câmara
O Brasil realizou as eleições gerais para o senado, legislativo federal e estadual, e o primeiro turno para presidência e governo estadual. Os resultados levantaram preocupações para defensores de Direitos Humanos e ambientalistas. Ressaltamos:
- Nos 100 municípios brasileiros com maior Valor Bruto de Produção (VBP) Agropecuária, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), encerrou o 1º turno das eleições presidenciais à frente em 75.
- 9 candidatas/os indígenas foram eleitas/os, 5 se identificando com partidos de esquerda, como Sônia Guajajara (PSOL-SP), Juliana Cardoso (PT-SP) e Celia Xakriabá (PSOL-MG). “A “bancada indígena irá tanger a boiada, a mineração e os madeireiros para fora dos territórios”, disse a APIB. Joênia Wapichania (Rede-RR) não foi reeleita, apesar de ter aumentado sua votação.
- Na Amazônia Legal, cinco governadores foram reeleitos: Antonio Denarium (RR), Carlos Brandão (MA), Gladson Cameli (AC), Mauro Mendes (MT) e Vanderlei Barbosa (TO). O ex-ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, investigado por participação no tráfico internacional de madeira, também vai à Câmara, por São Paulo.
- 126 deputados que integram a Bancada Ruralista foram reeleitos, assim como um senador. Outros seis parlamentares trocam de Casa na próxima legislatura, passando da Câmara dos Deputados para o Senado Federal. Ao todo, 246 integrantes da FPA concorreram à reeleição.
26 set 22
Governo corta 8,2 milhões da Funai após assassinato de Dom e Bruno
6 out 22
Liderança Yanomami é assassinada e adolescente é ferido por garimpeiros, denuncia associação